Cutelaria - Faca artesanal
Blog da Furbem

Anatomia de uma Faca: Explorando Suas Partes Fundamentais

Quando se fala de facas quase todos sabemos o que é uma lâmina e um cabo, no entanto, sempre existem dúvidas em relação as outras partes que compõem a estrutura de uma faca. A verdade é que não se tem um consenso comum em relação a nomenclatura das partes de uma faca. Isso pode variar de acordo com um país ou região, cada um tendo suas próprias denominações especificas.

Para facilitar o entendimento a equipe da Furbem criou uma ilustração que pode ajudar a compreender as principais partes que compõem a estrutura de uma faca. Veja abaixo:

 

A anatomia de uma Faca: Explorando as partes que compõem a estrutura de uma faca.

 

Basicamente uma faca é composta por duas seções fundamentais: a lâmina e a empunhadura. Estas seções se dividem em diversas partes.

 

Lâmina: O Epicentro da Performance

A lâmina é indiscutivelmente a característica mais distintiva de qualquer faca. Vamos explorar cada parte que a compõe:

1. Ponta 

A ponta é a extremidade frontal da lâmina, muitas vezes afunilada para um ponto agudo. É usada para tarefas delicadas como perfurar, descascar e esculpir, permitindo precisão e controle. É onde geralmente convergem as linhas de desbaste e do gume.

2. Fio de Corte ou Gume

O fio de corte, frequentemente referido como gume, é a parte afiada da lâmina responsável pelo ato de cortar. Resulta do processo de desbaste num ou em ambos os lados da lâmina. A qualidade do gume é crucial para a eficiência da faca em diferentes tarefas.

3. Falso Fio

Desbaste no dorso da lâmina, próximo a ponta, o propósito básico é aumentar a capacidade de penetração. Geralmente o falso fio não tem poder de corte.

4. Dorso e Espinha

O dorso é a parte superior da lâmina, oposta ao fio de corte. Enquanto o dorso não é afiado, ele oferece suporte e resistência à lâmina. Pode ser chamada de espinha quando se trata de uma adaga (lâmina com dois fios). O dorso influi na resistência da lâmina.

5. Ricasso

O ricasso é uma área não afiada, localizada entre a lâmina desbastada e a empunhadura. Geralmente o ricasso mantém a espessura original da lâmina e confere uma resistência extra, também oferece apoio e segurança no uso da faca. É no ricasso onde normalmente consta a marca do fabricante.

6. Desbaste ou Bisel

O desbaste, também conhecido como bisel, é a superfície afunilada que se estende do dorso ao gume. Sua geometria é determinante quanto ao desempenho de corte, resistência e a facilidade de afiação.

7. Choil

O choil é um recorte em forma de curva (sem fio) na lamina. É localizado onde o fio de corte encontra o ricasso. O choil é um ponto de referência para afiar, dependendo do tamanho do choil, também é uma área segura para o dedo indicador.

8. Mosca (Fuller)

Mosca, também chamado de fuller, é uma ranhura ou fenda longitudinal arredondada ou chanfrada ao longo do lado plano de uma lâmina. A principal função é retirtar peso da faca. Muitos acreditam que a mosca também pode auxiliar para não gerar vácuo, facilitando o manuseio da faca, caso ela penetre totalmente algum objeto, porém isso é controverso. 

9. Serrilhado

Em algumas facas, a parte da lâmina próxima ao cabo pode apresentar uma superfície serrilhada, útil para cortar itens fibrosos ou duros.

10. Aperto de Polegar (Jimping)

Algumas facas têm pequenos entalhes lineares no dorso próximo onde fica o ricasso. A função do aperto de polegar é oferecer controle adicional para tarefas precisas, evitando que os dedos escorreguem ao usar a faca.


Empunhadura: União entre o Usuário e a Ferramenta

A empunhadura é onde a faca encontra a mão do usuário, e suas partes desempenham um papel vital no conforto e controle:

11. Guarda

A guarda é uma projeção a lâmina e a empunhadura. Tem a função de proteger a mão do utilizador para que não deslize acidentalmente para a lâmina afiada, possibilita que este exerça mais força com segurança. Também projete para que nada que esteja deslizando sobre a lâmina atinja a mão.

12. Empunhadura

A empunhadura é a parte principal do cabo, projetada ergonomicamente para se encaixar de forma confortável na mão do usuário. Proporciona um manuseio prático da faca.

13. Pomo

O pomo é a parte traseira da empunhadura, que ajuda a equilibrar a faca. Alguns pomos têm características funcionais como em facas de combate e podem servir de martelo em facas de sobrevivência. Em alguns modelos de facas também pode ajudar a fixar o espigão da lâmina.

14. Espaçadores, Pinos e Mosaico

Os espaçadores e pinos mantêm as partes da faca unidas, enquanto mosaicos decorativos podem adicionar um toque estético.

15. Furos para Cordão

Alguns modelos de faca possuem furos que podem ser usados para prender um cordão ou alça, facilitando o transporte.

16. Bolster

O bolster, localizado entre a lâmina e a empunhadura, reforça a estrutura da faca e proporciona um ponto de apoio adicional para os dedos. Também pode ajudar no equilíbrio da lâmina.

 

Uma faca é mais do que apenas uma lâmina e um cabo; é uma obra-prima de engenharia que combina forma e função. A compreensão das diferentes partes que compõem uma faca não apenas enriquece nossa apreciação por essa ferramenta, mas também nos ajuda a selecionar a faca certa para tarefas específicas. Seja na cozinha ou em atividades ao ar livre, a anatomia de uma faca desempenha um papel vital na maneira como a usamos para cortar, fatiar e preparar uma ampla variedade de ingredientes e materiais.

 

Anterior
Canivete Artesanal Clássico: Tradição e Elegância em uma Ferramenta Única
Próximo
Canivetes Artesanais com Cabo de Osso Natural: Uma Estética Rústica e Autêntica